12.11.2011

Almería, família, emoção e Málaga tb...


Um dos destinos mais esperados da minha viagem a Espanha, o motivo é bem simples, foi de Almería que veio toda minha famíla. Cheguei a noite a cidade e fui direto para o hotel que era perto da estação, em Almería saiu mais em conta ficar em um hotel do que o hostel. Dia seguinte, lá fui eu para a estação pegar o ônibus que ia ao pueblo de Abla, de onde realmente veio a família. Minha prima tinha pedido para ligar quando chegasse, mas quis fazer surpresa. Já no caminho, como também no caminho de Sevilla a Almería, os olhos cheios d’água. Não dá para descrever a emoção de visitar o lugar onde estão suas raízes. Mesmo escrevendo agora, os olhos se enchem de lágrimas mais uma vez.


Desci do ônibus e comecei a andar, parei para pedir informação, estava no caminho certo. Passei a praça, a prefeitura e a igreja, e logo ali, a minha direita estava a porta com o letreiro em cima “Comestibles Tere Casco”, sabia que tinha chegado. Entrei na loja, e de cara já sabia que aquela senhora no balcão era minha prima. Disse bom dia e esperei ela atender as pessoas. Daí ela virou para mim e disse “posso ajudar?” eu perguntei se ela era a Tere, ela disse sim e eu só tive fôlego pra dizer “sou sua prima”... e veio aquele abraço que estava separado por um oceano inteiro e por anos de cartas e telefonemas... Lágrimas, lágrimas e lágrimas... afinal a família Herrerias é turrona, mas chorona também.


Tere saiu para fazer uma entrega e eu fiquei esperando na mercearia, daí entrou uma senhora. Que perguntou se eu queria algo, eu disse que não, que estava esperando a Tere voltar e que era prima dela do Brasil. Daí ela perguntou se eu era Herrerias e eu disse que sim... daí ela disse, então também sou sua prima!!!! E lá foram mais lágrimas.
Almocei com a prima Tere e o primo Juan, muita conversa, muita emoção e mesa farta. Depois fomos visitar mais dois primos que vivem ali. A família toda morava na mesma rua, imaginei meu avô quando criança correndo por ali... visitei o primo (mais choro) e a casa onde nasceu o Vô Angelo, esse vô que eu não conheci mas que sempre foi muito especial para mim.

 
Saí de Abla com o coração doído. Foi injusto comigo e com a família não ter me programado para passar um fim de semana inteiro. Sexta feira, dia de conhecer a MariTere, filha da Tere. Combinamos na noite anterior por telefone que eu iria lá para almoçar com ela.
Achei a casa dela super fácil e lógico mais lágrimas, rs. O marido dela tinha deixado um almocinho já quase pronto, ela fez um tipo de strognoff com bisteca, tava sensa. Sem contar a salada temperada com mel e o chorizo e queijo curado que comemos antes. Ela também fez um queijo grelhado com geléia que dá água na boca só de lembrar.  Passei a tarde com ela e com os filhos, dois meninos lindos, depois chegou o marido dela e a prima Paquita me ligou perguntando se eu não ia para a casa dela. A MariTere super fofa me levou até lá e aproveitou também para fazer uma visita.
Prima Paquita, doidinha, e fofa demais. Cheguei e tinha uma bela mesa de café da tarde posta. Bolos, biscoitos, chás, uma delícia. Conheci mais alguma primas inclusive a neta da Paquita cuja mãe é brasileira.


Sábado, dia de visitar o lado Serrano da família, para quem não sabe é a família da minha avó paterna. Temos dois primos, a Rosalía e seu irmão Pepe. Estava um pouco receosa quanto a essa visita, pois a prima parecia um pouco “ríspida” no telefone.  Foi só impressão, fui extremamente bem recebida, a casa deles era perto do meu hotel e deu para ir a pé. Quando cheguei ela estava me esperando já na porta. Conversamos muito, ela perguntou de todos no Brasil, falamos muito do Tio Manuel que foi quem voltou primeiro a Espanha para procurar a família. Ela preparou um MEGA almoço. A Espanha tem muito de primeiro e segundo prato. Ela fez tortilla, carne de porco refogada, salada com direito a maçã e romã, sopa, camarões e serviu um vinho maravilhoso. Passei a tarde com eles e quando deu a hora voltei para o hotel para pegar a mala e partir para Málaga, meu último destino na Espanha.


Vou falar de Málaga nesse mesmo post. Tive um pouco de azar pois em Málaga foi onde encontrei a pior chuva!!!!! Cheguei lá na noite de sábado, descansei e no domingo cedo estava pronta para conhecer a cidade...
Saí com meu guarda chuva e com meu all star (péssima idéia). Fui andando pela avenida da praia, e vento absurdo e uma garoa chatinha!!!! Fui primeiro na Catedral, como todas as catedrais da Espanha, essa também era linda com muitos detalhes a serem observados, mas fotos são proibidas, lógico!
De lá para o conjunto Alcazaba Gibralfaro. Um forte e um palácio árabe juntos. Depois de subir o forte você ganha uma vista linda e 360º de toda a cidade!!!! Sem contar que enquanto você caminha pelo forte e pelo palácio você se pega imaginando a quantidade de histórias que aquele lugar guarda!!!!
Próxima parada museo Picasso. Oito décadas de trabalhos do artista. Para quem adora o pintor como eu foi um prato cheio! Saindo do museu simplesmente começou uma tempestade o que fez com que meu dia fosse encerrado as 17h. Voltar pro hotel, fechar as malas e me preparar para o dia seguinte: Budapeste!


Nenhum comentário: