12.13.2011

Budapeste!

Extremamente cansativa a viagem a Budapeste. Peguei o voô de Málaga para Madrid as 7h da manhã, mas meu voô para budapeste era só as 14h, logo foram longas horas no aeroporto. Sem contar a velhinha mal humorada do aeroporto de Málaga. Mas enfim, Budapeste!
Chegando no aeroporto, já foi aquele coisa de pegar mala, trocar dinheiro e talz. Um coisa que eu já havia sido avisada era sobre os taxistas meio picaretas de lá. Mas antes de desembarcar você pode contratar um serviço de minivans, sai mais em conta pq eles juntam várias pessoas que vão para a mesma região. Só nessa devo ter economizado uma graninha.
Cheguei no hotel, era bem bacana, o pessoal super atencioso. Foi subir pro quarto, tomar aquele banho e morrer na cama até o dia seguinte que eu tinha um tour cedinho.


Tour cedinho, acordei, tomei café da manhã e tomei um café que deve ter o mesmo gosto que meias usadas, aaarggh! E lá fui eu pegar metrô... já me perdi aí, pedi informação pra um moço lindo que me levou pessoalmente até a estação, rs. Comprei o bilhete e fui. Em Budapeste não existem catracas, existem pessoas que conferem seu bilhete antes de entrar, mas eu não sabia q conferiam na hora de sair também, sorte que guardo tudo quanto é papel... rs. Saí e do metrô e fui procurar o lugar que deveria encontrar o guia.

Gente, Budapeste é grande bagarai! Me perdi! E o pior, perdi o tour! A minha sorte foi já ter separado algumas coisas que eu queria ver. Olhei o mapa e parecia pertinho, ieeeiii! Mas, né? Já falei Budapeste é grande! 


Lá fui eu em direção a praça dos Heróis, praça onde estão as estatúas de reis e outras pessoas importantes para a história do país, incluindo o rei que virou santo também, São Estevão! Era só seguir pela rua principal da área turistica, mas ela tem 3km!!! E estava 1ºC com mto vento!
Daí eu sou muito gênia e pensei, "bom, já to na praça dos heróis, não me custa dar uma volta no parque" Daí foi, parque, castelo, casa de banho. Budapeste é conhecida como capital thermal da Europa. A água é sempre quente. Nessa casa de banho que eu fui, são 3 piscinas externas e mais de 15 internas. Sem contar toda área de tratamentos terapêuticos e fisioterápicos. Só não deu tempo de ir pra ficar lá. Quando eu perguntei se as pessoas não morriam de frio quando saem das piscinas externas as moça me responde: "não, não passam frio, o chão é aquecido." Oi?


Peguei o mapa novamente e pensei comigo, ah dá pra ir a pé até o hotel, não tá tão longe... Budapeste é grande... resultado do primeiro dia: andei por 7h30 a 1ºC! Pq eu sou esperta bagarai! Sem contar q me perdi e uma hora eu tenho quase certeza q tava sendo seguida e saí correndo! Loka da motoka em Budapeste! = )


Dia 2!!!
Budapeste é formado pela união de duas cidades: Buda e Peste. O primeiro dia fiquei do lado Peste, logo dia 2 foi o dia de conhecer Buda!
Dessa vez não perdi o tour que tinha!!!! A guia, Petra, foi uma fofa e como parceira do walking tour conheci a Letizia, uma italiana fofa que estava fazendo exatamente o mesmo roteiro que eu mas com um dia de diferença. Fizemos um pouco do lado Peste no walking tour, acabei vendo novamente algumas coisas que já tinha visto, mas quando você tem alguém contando detalhes sobre cada lugar é bem diferente. Depois disso foi hora de atravessar a ponte e ir para o lado Buda, onde está o castelo.
Imagem do parlamento de Budapeste

Uma curiosidade sobre o castelo de Buda e também um outro que visitei é que eles foram construídos e nunca ninguém morou neles... logo já fui dar uma de econômica e vi só por fora o castelo.
Depois de me despedir da guia passei o restante do dia com a Letizia, almoçamos um Goulash sensacional e nos esbaldamos comendo doce na feira de natal.
Resumidamente Budapeste foi isso, próxima parada Viena!

Letizia Bela!

Nenhum comentário: